Histórico

Histórico

ASPAS – ASSOCIAÇÃO SALTENSE DE PAIS E AMIGOS DOS SURDOS

Fundada em 18 de janeiro do ano 2000, designada pela sigla ASPAS, entidade sem fins lucrativos com duração por tempo indeterminado.
Sede e foro à Estância Turística de Salto, estado de São Paulo. Localizada em rua Marechal Deodoro, número 1.703, Vila Nova.

Com a finalidade de promover a habilitação e reabilitação das pessoas com deficiências auditivas, surdos e seus familiares.

Surgiu da união e esforços de todos aqueles que sonham com a inclusão, garantindo uma real inclusão social e uma vida mais digna.

Em 2009 recebemos a atual sede, a qual foi construída pelo Sr. Natale D' Vecchia e Sra. Ruth, recebida por Rogério Lamana um dos fundadores da ASPAS, hoje instrutor e coordenador da entidade, 21 anos de trabalho em prol de toda a sociedade.

ASPAS, é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, a qual visa somente o bem estar social, educacional, cultural, profissional e esportivo dos surdos e deficientes auditivos. Registrada no Cartório da Comarca de Salto - SP, declarada de Utilidade Pública Municipal. Com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e dos Adolescentes CMDCA, inscrita no Conselho Municipal da Educação - CME.

ASPAS implementou junto com a Câmara dos Vereadores à Lei da Libras na cidade de Salto - SP  Lei n° 2.635/2005
Dispõe no artigo 1º que, nas repartições públicas no âmbito da Estância Turística de Salto, principalmente nas áreas de educação, saúde e promoção social, deverá ter atuação de servidores com conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), para atendimento às pessoas com deficiência auditiva.
Com a iniciativa da ASPAS também é lei o Dia Municipal do Surdo na cidade e Salto, Lei n° 2.438/2002.

 

ASPAS HOJE

Com cadastro de 372 famílias de surdos ou deficientes auditivos, a entidade atende para suporte a famílias e também projetos sociais, além de cursos de Libras para surdos e deficientes auditivos, promove cursos para ouvintes gerando inclusão na comunicação. Além de adultos e Jovens a ASPAS atende também crianças, nesse ano de 2022 temos 26 crianças com pais surdos ou com a deficiência, ensinando assim a Libras para o bom convívio familiar.

 

PROJETOS ATIVOS:
– PROJETO LIBRAS PARA TODOS.
– PROJETO FONOAUDIÓLOGO
– PROJETO FALANDO SÉRIO: PREVENÇÕES AS DROGAS, SEXUALIDADE, GRAVIDEZ PRECOCE.
– PROJETO INTEGRAÇÃO: PALESTRA COM FAMILIARES DOS SURDOS.
– LÍNGUA DE SINAIS EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL.
– LÍNGUA DE SINAIS PARA SURDOS;
– ENCAMINHAMENTOS DE SURDOS E DEFICIENTES AUDITIVOS AO MERCADO DE TRABALHO, BEM COMO ACOMPANHAMENTO MÉDICO E INTEGRAÇÃO.

PROJETO FUTURO:
Como aula de informática para ao mercado de trabalho, curso cultural como danças e artes.

NOSSO SONHO É AMPLIAR OS INÚMEROS PROJETOS, PRINCIPALMENTE A INCLUSÃO SOCIAL, EDUCACIONAL, PROFISSIONAL, FAMILIAR E ESPORTIVA DOS SURDOS SALTENSES.

 

PARA QUE NOSSA ENTIDADE CRESÇA CADA VEZ MAIS, PRECISAMOS DO PRINCIPAL: VOCÊ!

Comments are closed.